segunda-feira, 10 de agosto de 2009

E porque estamos no verão...


E porque estamos no verão, verão trás calor, e calor faz lembrar água, porque não começar pelo nosso chafariz?

Não há quem não goste daquela água tão fresquinha a convidar-nos a uma visita. Local obrigatório de paragem nas noites quentes de verão, para matar a sede ou simplesmente para dois dedos de conversa.

São muitas as pessoas mesmo de outras terras que regularmente por lá passam para encher as suas vasilhas.

Ainda tenho bem presente na memória aqueles verões, bem quentes, em que a escassez de água nos levava a passar horas nas filas para encher um simples cântaro. Eram noites muito alegres de sadio convívio e brincadeira.

5 comentários:

Anita disse...

Olá gostei muiro das tuas fotos, e acho que estás sem dúvida no bom caminho... Até já fazes blogges e tudo, acho muito bem...
Criar um sobre as nossas origens, tenho que o mostrar aos meus pais... Beijinhos da Anita que está muito orgulhosa a mostrar o teu blog emm Bragança...
Até já beijinhos

Anónimo disse...

Não sou natural das Águas. Meu pai era. Águas fazem parte da minha infância, de toda a minha vida. Desde que nasci para lá me levavam várias vezes por ano. A imagem de S. Marcos foi por mim restaurada, assim como outras. Tenho pena, de cada vez que aí vou, de não ver esta terra mais desenvolvida. Lembro-me de no verão, as termas estarem sempre cheias...
Recordo da minha meninice o cheiro dos eucaliptos, do ar tão puro, que me fazia encher os pulmões daquele ar. Quando ía para a vinha com o meu pai ou o meu avô, paravamos a meio do caminho,em frente ao pinhal dos Megres, vizinhos nossos e de respirar aquele ar que me renovava as energias. Em frente de mim, bem ao longe, o cume branco da serra da Estrela, que apesar de estarmos na Páscoa, ainda tinha a brancura da neve.. Pequenas memórias da minha infância, da minha vida..
Não haverá por essa terra alguém com garra e força para levar essa aldeia para a frente?? Conheci lá tanta e tão boa gente..

Bruno Marques disse...

Antes de mais agradecemos pelo partilhar das suas memorias passadas nesta Terra é com todo o gosto que aqui as vimos escritas. Refere que a imagem de S.Marcos foi por si restaurada assim como outras, não sei se tem imagens do processo de restauro, desafiamos a criar um artigo sobre o mesmo para aqui publicar, acho que tem tudo a ver com o blog, se pretender pode mandar o material e informações que nós aqui tratamos do resto.
Quanto ao seu ultimo paragrafo, certamente que há pessoas com essas características, mas infelizmente a politica anulas, assim como um pouco por todo o País...

Anónimo disse...

Claro que tenho fotos. Mas quem tem o filme do restauro da igreja, é o Tomané, filho da Céu Pinto, do Loriga, que apesar de não ser o nome ficou como alcunha do pai. Estava eu em cima do andaime, quando o vi por lá. Cumprimentou-me e perguntou se não o reconhecia.. Tive que dizer que não.. A última vez que o tinha visto, ele tinha 18 anos... 30 anos tinham passado.. Também não conheço o Bruno. Devo conhecer a família. Já agora sou filha do Luís Mendes Gameiro... Outro dia mando as fotos.. Boa continuação do blogg.

Bruno Marques disse...

Este blog serve para reunir tudo sobre esta Terra que se encontra dividido entre aqueles que gostam dela e vão guardando registos, assim partilhando para todos. Agradecemos a disponibilidade de envio das imagens, quanto ao filme, não sei se o Sr. Tomané costuma passar por aqui, se assim for aqui fica também o repto para que nos envie.
Agradecemos a visita e vá passando.

Enviar um comentário