terça-feira, 11 de agosto de 2009

Termas da Fonte Santa, o assunto do momento...













Estava eu sentada a almoçar no meu local de trabalho e qual não é o meu espanto quando ouço falar da minha terra, fiquei logo alerta, claro.

O meu contentamento depressa se desvaneceu, o motivo de aparecer na televisão não era propriamente uma boa notícia, o encerramento das nossas termas da fonte Santa por falta de licenciamento.

Muitas foram as notícias que vi na net mas a que mais me chocou foi a de Entidades como a Direcção Geral de Saúde afirmam que as termas não existem, para os que acreditam em tal afirmação aqui fica o convite para visitarem o site http://www.aguas.ics.ul.pt/castelobranco_fsaguas.html , onde podem tomar conhecimento das propriedades da sua água e de que as nossas termas remontam já ao inicio do século XIX.

Ouvi também já falar no esforço que tem sido feito ao longo de mais de uma década no sentido da legalização das referidas termas. Devo calcular que para as Entidades competentes, proceder ao seu encerramento é a maneira mais fácil de resolução do problema, mas importava aqui exclarecer a razão de tamanha demora. Se é um caso de saúde pública é mais um motivo para acelerar o processo.

Numa altura em que tanto se fala em desenvolver o interior no sentido de travar a sua desertificação é uma pena que ao invés de aproveitar os recursos que a mãe natureza nos deu, eles sejam desta forma desprezados.

E, já que alguém se lembrou de trazer para as luzes da ribalta esta ilegalidade, lanço agora aqui um desafio, não vamos deixar o assunto morrer, vamos fazer algo para que a atenção das câmaras continue a focar as nossas termas, pode ser que a Direcção Geral de saúde tome conhecimento da sua existência e as ponha na sua ordem de trabalhos.

Aceitam-se sugestões.

Sem comentários:

Enviar um comentário