quinta-feira, 1 de julho de 2010

Igreja Paroquial

Se há coisas que me orgulho desta Terra é sem duvida a Igreja, esta mesmo que a Manuela escolheu para ser o cabeçalho do blog, se muitos passam por ela e lhe é indiferente, não consigo passar por lá uma única vez sem a contemplar e imaginar que, se ela aqui foi construída muito mais importância tinha esta Terra que agora ...
É simplesmente uma Igreja que está em vias de classificação a Património Nacional, e é projecto de um dos maiores arquitectos Portugueses ( Nuno Teotónio Pereira) e obras do Artista Plástico ( Jorge Vieira).  É das primeiras Igrejas de arquitectura Moderna construída em Portugal, mandada construir por Dr. Domingos Megre, um homem que teve a ousadia de encomendar a um arquitecto novato a responsabilidade da que viria a ser a principal Igreja da Terra.

Projecto: 1949-1955
Obra (conclusão): 1957
Arquitecto: Nuno Teotónio Pereira
Estudo Cromático: Frederico George
Intervenções Plásticas: Jorge Vieira, António Lino, António Paiva
Construção: Mestre João Cartola
Cliente: Casa Megre
Algumas fotografias de sua construção:
Dr. Domingos Megre com o Pároco 

10 comentários:

Nuno Miguel Dias disse...

Olá Bruno, mais uma vez fizeste um excelente trabalho.
Essas fotografias falam por si; a grandiosidade da obra em questão. Ainda hoje tem um traçado arquitectónico bastante evoluído. Para a época em que foi construída era considerada uma obra bombástica.
Acho que todos nós nos orgulhamos desta obra na Freguesia de Águas, pois por perto que eu tenha conhecimento não existe nenhuma idêntica com estas características.
Já agora queria aproveitar e dar os parabéns pelo trabalho que tu e a Manuela têm feito.
Cumprimentos para todos. Nuno Miguel Dias

susana disse...

é verdade que as fotos da construçao sao espectaculares principalmente da torre belas fotos para mais tarde recordar

Manuela Barreto disse...

Olá Bruno
Desconhecia a existência dessas fotos, fantásticas,excelente trabalho, parabêns.
Escolhi esta imagem para blog justamente pela sua beleza e pela mensagem a quem passa.

Bruno Marques disse...

Ainda bem que gostaram, é com enorme prazer que aqui vou partilhando o que vou conseguindo reunir, esta Terra tem muita História o problema é que as coisas foram-se degradando outras destruídas e existe pouco registo quer escrito, quer fotográfico. Mas um dia, um dia ainda vou fazer uma visita a Torre do Tombo :)

Anónimo disse...

Faça lá a visita á Torre do Tombo e olhe, aguardamos o registo da memória das Águas em livro.Julgo que nas Águas haverá ainda quem guarde memórias fotográficas e orais das Águas de antigamente.Seria boa ideia mandar estudantes em férias fazerem um levantamento dessas memórias.Antes que se percam...

Bruno Marques disse...

É uma boa ideia o registo em livro, já pensei muitas vezes nisso, não será fácil, mas como nesta vida nada é fácil, talvez um dia... gostei especialmente da ideia do levantamento das memorias por estudantes em férias, nunca tinha pensado nisso, aproveitar o OTL - Programa Ocupação de Tempos Livres que ainda por cima é remunerado era sem duvida uma excelente ideia...

Anónimo disse...

Ainda bem que gostou da ideia. tenho a certeza que o livro vai aparecer! Pela amostra, o Bruno é capaz! Já agora, parabéns pelas fotos e informações da Igreja das Águas.Onde as foi desencantar? Deve haver outros tesouros por aí!

Bruno Marques disse...

Consegui entrar em contacto com o grande arquitecto Nuno Teotónio Pereira, facultou-me algumas informações e imagens que aqui coloquei, contudo neste meu ultimo contacto fiquei a saber que se encontra com dificuldade de saúde, existe também um livro com portfólio de Nuno Teotónio Pereira onde faz referencia a Igreja de Águas que também foi alvo de muitas exposições de arquitectura moderna de norte a sul do País.
Outro dado curioso é o crucifixo que se encontra no altar da igreja, obra de Jorge Vieira autor da escultura "Homem Sol" que se encontra no parque das nações em frente ao Vasco da Gama.

Anónimo disse...

Olá Bruno e Manuela.
Este Blog foi uma agradável que descobri por acaso!!! Apesar de ir às Águas com regularidade, sinto alguma nostalgia ao ver imagens e comentários sobre a terra que me viu crescer. O comentário neste post é que não foi por acaso, esta igreja além de ser muito bonita, tem um significado muito especial para mim, pois foi o lugar onde os meus pais se casaram, onde eu fiz a 1ª comunhão (no mesmo dia em que o Bruno fez, nós somos do mesmo ano!!) e onde me casei.
Parabéns pelo Blog!

Margarida Galante

Bruno Marques disse...

Olá Margarida,bem vinda a este blog, é com muito agrado que vamos recebendo este feedback de quem por aqui vai passando, ainda bem que o descobriste e que te agradou o que nós aqui vamos publicando, não deixes de passar por cá, pessoalmente fiquei contente com o teu comentário somos poucos do nosso ano, cabem na palma da mão mas é bom que não se percam ligações.

Enviar um comentário