quarta-feira, 30 de março de 2011

“ O Património Moderno e o arquitecto Nuno Teotónio Pereira”


Encontros com o Património é o espaço na antena da TSF onde se fala de sítios com história, paisagens e pessoas, o passado e o presente. Pelo microfone do repórter Manuel Vilas-Boas, e pela conversa com diferentes especialistas, ficamos a conhecer Portugal na sua variedade de monumentos, locais, sítios muitas vezes escondidos.

Encontros com o Património é uma parceria entre a TSF e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), com o apoio do departamento de inventário, estudos e divulgação.

Todos os Sábados, às 12h10, com Manuel Vilas-Boas, sonoplastia de Herlander Rui.
Repete domingo , 01h10.  Fonte:TSF


O programas emitido a 26 de Março – Tema – “ O Património Moderno e o arquitecto Nuno Teotónio Pereira”
Falar sobre o património moderno em Portugal sem falar da obra e da acção do arquitecto Nuno Teotónio Pereira seria imprudente e parcelar. Efectivamente, já no Congresso dos Arquitectos, de 1948, Nuno Teotónio Pereira apresentou algumas ideias e preocupações que caracterizaram a sua obra, quer a nível das preocupações sociais, nomeadamente com o programa habitacional, quer a nível do experimentalismo que ensaiou na sua produção. Nesta conversa para além de se percorrem os caminhos da produção moderna e a importância do atelier da Rua Alegria, de se revisitarem algumas obras como a Igreja das Águas ou a do Sagrado Coração de Jesus, de se observarem alguns planos de urbanização, falar-se-á primeiramente do Homem que não dissociou os valores éticos, cívicos e sociais da sua actividade criadora e profissional. O jornalista Manuel Vilas – Boas que conversa com os  arquitectos Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, Ana Tostões e João Belo Rodeia. Fonte:IGESPAR

Não podia deixar de partilhar esta emissão da TSF onde é referida a Igreja da Terra e da sua importância nacional.



Aconselho a ouvir o programa completo, sendo que a referencia à Igreja da Terra é ao minuto 22.    

Sem comentários:

Enviar um comentário