sábado, 10 de outubro de 2009

Uma tradição tão bonita

Não sei quem foi porque não se identificou, mas alguém me enviou a chegada do madeiro do ano passado ao adro da nossa igreja. A quem quer que tenha sido aqui fica a publicação e os meus sinceros agradecimentos.
É uma tradição muito bonita e ainda bem que continua a ser preservada.

http://www.youtube.com/watch?v=FW64CPT8bF0

Antigamente a responsabilidade cabia de facto aos jovens mancebos das "sortes", isso agora seria complicado dada a falta de juventude nas nossas aldeias. Mas ainda bem que há sempre quem se lembre e goste de dar continuidade a estas coisas e com toda a maquinaria existente torna-se bem mais fácil que noutros tempos, que como me contava o meu pai eram noites inteiras para cortar um tronco e quando finalmente no dia 8 de dezembro o traziam para o adro da igreja nos carros de bois era uma alegria sem fim. enfeitavam os cornos dos bichos com laranjas e tocavam o sino como ainda hoje se faz.

Enfim, momentos de alegria, e já quase estamos de novo no Natal.

3 comentários:

Costa disse...

Penso que é a ti que me dirijo, Manuela!
esta minha pequena dúvida é porque em fotografia ou TV as pessoas ficam mais ou menos favorecidas, pelo que eu vi na fotografia do Blog tu és mesmo como és.
Gostei muito de te ver, e tudo pelas Águas.

Zé Luis Fole
joseluiscosta[a]infodz.com.br

Anónimo disse...

Olá, Manuela! Também sou filha da terra e adoro as fotos Graça Pinto

Manuela Barreto disse...

Olá Graça
Obrigada pelo comentário, vou tentar colocar mais fotos. Se quiser coloborar esteja à vontade.
Manuela

Enviar um comentário