quarta-feira, 29 de junho de 2011

Novas Termas podem surgir no Concelho

O Balneário na década de 1940 (In Acciaiuoli, 1942)
Muito se tem falado ultimamente da legalização das Termas da Terra, Termas essa centenárias com várias registos em diversos livros como é por exemplo  "referenciada nas Ordenações do Marquês de Pombal aos párocos: “Águas de Penamacor, junto a este lugar nasce, numa rocha, um olho de água, com sabor a enxofre, a que chamam Fonte Santa, de usam os da terra nas enfermidades de hidropisia”, escreve o padre Francisco Homem de Azevedo (cit. Acciaiuoli 44, II: 75). O Dr. Francisco Tavares escreve em 1810 que “ no lugar de Águas de 20 ou 30 fogos, nasce horizontalmente, debaixo duma rocha, pouco mais ou menos de um anel de água clara, com cheiro hepático que longe do sítio se percebe, sabor semelhante, de calor cerca de 67º F [...] Tem no mesmo sítio da nascente um pequeno poço que apenas cobre meio corpo, aonde sem reparos nem cautela alguma, tomam alguns banhos, de cujo uso ainda assim narra o povo bons efeitos, dos que são próprios das águas sulfurosas como esta”.Também Lopes (1892:340) se refere a duas emergências: “Uma delas brota de uma pequena fonte, e outra emerge de um poço de um metro de altura, no qual, com proveito, tomam banho de água e de lodo fusco que ela deposita os doentes com reumatismo e dermatoses. As águas ainda não foram analisadas, parecendo ser sulfúreas e superhídricas, têm 20º de temperatura"."

Bibliografia

Acciaiuoli: 1942; 1944;1949-50; 1953. Azevedo 1758,Brandt 1881, Calado 1995,Chernovitz 1878, Contreiras 1937, Contreiras 1951, Costa 1819,Cunha 1841, Dias 1951, Félix 1877, Landeiro 1988, Lopes 1892, Tavares, 1810, Vale 1845.Le Portugal hydrologique et Climatique, 1930-1942. 

Agora em pleno século XXI surge interesse em novas Termas no Concelho de seu nome Termas de São Tiago como avança a Rádio Cova da Beira. Esperemos que nada tenha a ver o interesse nas novas Termas com as Termas da Terra e que a legalização das "Termas da Fonte Santa" siga o seu processo normalmente.


À que salientar que as águas  com sabor a enxofre, a que chamam Fonte Santa são da Terra e nada têm, nem terão, a ver com supostas Termas de São Tiago e esperemos que os iluminados do Concelho não deitem tudo a perder com o egocentrismo que há muito perdura por aquelas bandas.


Fica a noticia na integra da Rádio Cova da Beira:

TERMAS DE SÃO TIAGO: INTERESSE MUNICIAL RECONHECIDO
A assembleia municipal de Penamacor aproou por maioria a proposta do executivo no sentido de reconhecer o interesse público municipal daquele equipamento,que vai estar associadas à unidade hoteleira da vila, mas o tema acabou por motivar as críticas de Francisco Barreto na última reunião do órgão.
Há vários anos que o autarca de Águas se tem vindo a bater pelo licenciamento das Tremas da Fonte Santa, sediadas naquela freguesia, e Francisco Barreto lamenta que "nunca tenha sido proposto a declaração de interesse público dessas termas, que são as únicas que estão licenciadas no nosso concelho, que já se encontram a funcionar, e que que podem ser uma mais valia para toda a região pois vem pessoas do pais todo para se tratarem, não é para fazer brincadeiras".


Uma posição desvalorizada pelo presidente da câmara de Penamacor. Domingos Torrão garante que "a câmara continua interessada no aproveitamento das termas de Águas pois todo o investimento que ali foi feito coube exclusivamente à autarquia e esse outro projecto em nada colide com o novo balneário termal que se pretende construir na unidade hoteleira e qualquer investimento que venha para o concelho de Penamacor é bem vindo".


Também a bancada da coligação “Todos por Penamacor” mostrou algumas reservas quanto a este projecto e quis saber se esse novo balneário termal já está licenciado pelas entidades competentes "as termas não se criam por decreto e queremos saber se o que está em cima da mesa é um spa ou umas termas só de nome". António Bento saúda ainda a concretização deste investimento, feito em moldes diferentes do que inicialmente estava previsto "o investidor é conceituado e o projecto não deixa dúvidas ao contrário do que sucedeu inicialmente" com a constituição da sociedade malcatur "no processo de construção do hotel".


Domingos Torrão garante que "todo o processo de licenciamento está a decorrer de acordo com os trâmites legais" e espera que "as análises à qualidade da água venham a comprovar a sua utilização terapêutica mas isso é um caminho longo e sob o qual não devemos fazer futurologia".


Apesar dos reparos a bancada da oposição votou a favor desta proposta da autarquia. A única abstenção foi a do presidente da Junta de Freguesia de Águas.
Nuno Miguel
[ 2011-06-29 11:58:02

4 comentários:

susana disse...

essa historia das termas é uma novela sem fim

Anónimo disse...

De onde vem a ideia peregrina de chamar às Termas da Fonte Santa, Termas de S. Tiago?

Bruno Marques disse...

Pelo que se percebe não é mudar o nome é criar umas em Penamacor ligadas ao novo hotel que lá vai surgir, de onde virá a água é que ainda é uma incógnita...

JP disse...

Infelizmente, não é com gente que temos, neste momento no concelho, que as Águas vai para a frente.
Em primeiro lugar gostaria de saber de quem foi a ideia de querer mudar o nome das termas.
Já para aí uns vinte e tal anos houve uma mente saturna que quis dar uma volta às águas minerais das Águas, será que ainda é mesma personagem maquiavélica?

Enviar um comentário