sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As nossas tradições....


O Outono já se faz notar bastante e hoje muito mais com toda esta chuva, bom mesmo é que temos pela frente um fim de semana um bocadinho maior, graças ao feriado de todos os Santos, mais uma razão para dar um saltinho á nossa terra natal.

No dia de todos os Santos temos por tradição, assim como a maioria das terras no nosso país, de fazer uma romagem ao cemitério, orar pelos nossos familiares mortos, eu por mim prefiro visitar os vivos.

Noutros tempos tinhamos por tradição pedir o santorinho, no meu tempo de criança já não se usava muito, mas há algumas crianças que ainda gostam de manter viva essa tradição. Em tempos passados as pessoas saíam à rua pedir um santorinho ( em Lisboa chama-se pão por Deus) , as pessoas davam fruta, doces e as crianças ficavam todas contentes. Hoje em dia até nas escolas preferem adoptar as tradições de outros países, tais como o dia das bruxas nos Estados Unidos. Se virem alguns filmes com atenção perceberão que também eles saiem  á rua para pedir "doçura ou travessura". também é um facto que as crianças de hoje já não se contentam com qualquer coisa e pedem é dinheiro, com isso também não concordo uma vez que isto é apenas uma brincadeira.

Além do santorinho também era altura (tal como na páscoa) das nossas madrinhas nos presentearem com o folar, quanto a isso devo dizer que fui muito feliz, pois enquanto a minha avózinha existiu manteve sempre viva essa tradição, e era uma alegria visitar a minha avó e trazer para casa a chamada bica.

Não sei se com outras famílias também acontece o mesmo, mas na minha, também neste dia costumamos fazer o primeiro magusto em casa.

Onde quer que o possam passar desejo um bom fim de semana para todos os conterrâneos.



2 comentários:

susana disse...

ah como foi bom ler este texto e lembrar essas tradiçoes. e quanto ao santorinho tambem nos davam romas e castanhas eu ainda o pedi varias vezes, ah e o magusto com a cara farrusca e a jeropiga bons tempos boas lembranças

Bruno Marques disse...

Ainda sou do tempo em que se pedia o santorinho :) no final era tudo a dividir e se bem me lembro batia sempre certo, uns ficavam com mais umas romãs,outros com mais rebuçados e ficava-mos todos contentes, confesso que recebi mais o santorinho do que o dei penso que só o fiz por uma vez mas tive o privilegio de estar nos dois lados.

Enviar um comentário