O Balneário na década de 1940 (In Acciaiuoli, 1942) |
Muito se tem falado ultimamente da legalização das Termas da Terra, Termas essa centenárias com várias registos em diversos livros como é por exemplo "referenciada nas Ordenações do Marquês de Pombal aos párocos: “Águas de Penamacor, junto a este lugar nasce, numa rocha, um olho de água, com sabor a enxofre, a que chamam Fonte Santa, de usam os da terra nas enfermidades de hidropisia”, escreve o padre Francisco Homem de Azevedo (cit. Acciaiuoli 44, II: 75). O Dr. Francisco Tavares escreve em 1810 que “ no lugar de Águas de 20 ou 30 fogos, nasce horizontalmente, debaixo duma rocha, pouco mais ou menos de um anel de água clara, com cheiro hepático que longe do sítio se percebe, sabor semelhante, de calor cerca de 67º F [...] Tem no mesmo sítio da nascente um pequeno poço que apenas cobre meio corpo, aonde sem reparos nem cautela alguma, tomam alguns banhos, de cujo uso ainda assim narra o povo bons efeitos, dos que são próprios das águas sulfurosas como esta”.Também Lopes (1892:340) se refere a duas emergências: “Uma delas brota de uma pequena fonte, e outra emerge de um poço de um metro de altura, no qual, com proveito, tomam banho de água e de lodo fusco que ela deposita os doentes com reumatismo e dermatoses. As águas ainda não foram analisadas, parecendo ser sulfúreas e superhídricas, têm 20º de temperatura"."
Bibliografia
Acciaiuoli: 1942; 1944;1949-50; 1953. Azevedo 1758,Brandt 1881, Calado 1995,Chernovitz 1878, Contreiras 1937, Contreiras 1951, Costa 1819,Cunha 1841, Dias 1951, Félix 1877, Landeiro 1988, Lopes 1892, Tavares, 1810, Vale 1845.Le Portugal hydrologique et Climatique, 1930-1942.
Agora em pleno século XXI surge interesse em novas Termas no Concelho de seu nome Termas de São Tiago como avança a Rádio Cova da Beira. Esperemos que nada tenha a ver o interesse nas novas Termas com as Termas da Terra e que a legalização das "Termas da Fonte Santa" siga o seu processo normalmente.
À que salientar que as águas com sabor a enxofre, a que chamam Fonte Santa são da Terra e nada têm, nem terão, a ver com supostas Termas de São Tiago e esperemos que os iluminados do Concelho não deitem tudo a perder com o egocentrismo que há muito perdura por aquelas bandas.
Fica a noticia na integra da Rádio Cova da Beira:
|
4 comentários:
essa historia das termas é uma novela sem fim
De onde vem a ideia peregrina de chamar às Termas da Fonte Santa, Termas de S. Tiago?
Pelo que se percebe não é mudar o nome é criar umas em Penamacor ligadas ao novo hotel que lá vai surgir, de onde virá a água é que ainda é uma incógnita...
Infelizmente, não é com gente que temos, neste momento no concelho, que as Águas vai para a frente.
Em primeiro lugar gostaria de saber de quem foi a ideia de querer mudar o nome das termas.
Já para aí uns vinte e tal anos houve uma mente saturna que quis dar uma volta às águas minerais das Águas, será que ainda é mesma personagem maquiavélica?
Enviar um comentário