Peri-urbano, servindo de acesso à povoação, sobre a Ribeira das Taliscas, encontrando-se rodeado por campos de cultivo, divididos por muros em alvenaria de granito e poços.
Duas pontes paralelas, de distintas dimensões, a maior, mais recente e integrada na Estrada Municipal, com tabuleiro plano assente em três arcos abatidos, de iguais dimensões, com aduelas estreitas e compridas de formato regular, sustentados por pilares protegidos por talhamares, de perfil troncocónico, moldurados superiormente, os dos extremos, a jusante, parcialmente encobertos pelos muros que dividem as propriedades agrícolas. O conjunto é construído em granito, em aparelho isódomo. Pavimento do tabuleiro em asfalto e passeios em lajes de granito, com guardas em cantaria de granito aparente, com frisos superiores e inferiores, tendo, na zona central, guarda metálica, apoiada em pilares graníticos. A ponte mais pequena tem tabuleiro plano apoiado por três pilares de cantaria de granito, de aparelho irregular e com as juntas preenchidas a cimento, apresentando silhares superiores salientes para sustentar o tabuleiro, formando um T, com remates angulares ou semicirculares a montante, servindo de talhamares. O pavimento do tabuleiro é em betão, possuindo, sob este, o primitivo em lajes de granito, apresentando guarda metálica tubular, sustentados por pilares paralelepipédicos em betão.
Foto de
Leonel Vicente Dias de São Martinho do Porto foto com data de 1983 |
Fonte informação:monumentos.pt
P.S. Bem haja ao Sr. Leonel Dias pela gentileza que teve em nos enviar fotografia do pontão ainda somente com lages de granito
2 comentários:
eh o pontao fantastico, perigoso , mas fantastio
Divulgar uma terra tão pacata é sempre positivo.
Pena que esteja cada dia mais isolada e mais abandona, no entanto gostei de ver que os jovens se preocupam em manter o seu nome vivo e as suas memorias acessas. Parabéns.
Enviar um comentário