terça-feira, 24 de maio de 2011

Cerimónia de homenagem aos ex-combatentes do Concelho

A homenagem diz respeito, também a filhos da Terra, uns faleceram como referimos aqui outros felizmente sobreviveram sendo que alguns ainda se encontram entre nós. É a todos eles que esta homenagem diz respeito, fica aqui o programa para informação para quem quiser comparecer.


domingo, 22 de maio de 2011

Ponte e Pontão de Águas

Peri-urbano, servindo de acesso à povoação, sobre a Ribeira das Taliscas, encontrando-se rodeado por campos de cultivo, divididos por muros em alvenaria de granito e poços.



Duas pontes paralelas, de distintas dimensões, a maior, mais recente e integrada na Estrada Municipal, com tabuleiro plano assente em três arcos abatidos, de iguais dimensões, com aduelas estreitas e compridas de formato regular, sustentados por pilares protegidos por talhamares, de perfil troncocónico, moldurados superiormente, os dos extremos, a jusante, parcialmente encobertos pelos muros que dividem as propriedades agrícolas. O conjunto é construído em granito, em aparelho isódomo. Pavimento do tabuleiro em asfalto e passeios em lajes de granito, com guardas em cantaria de granito aparente, com frisos superiores e inferiores, tendo, na zona central, guarda metálica, apoiada em pilares graníticos. A ponte mais pequena tem tabuleiro plano apoiado por três pilares de cantaria de granito, de aparelho irregular e com as juntas preenchidas a cimento, apresentando silhares superiores salientes para sustentar o tabuleiro, formando um T, com remates angulares ou semicirculares a montante, servindo de talhamares. O pavimento do tabuleiro é em betão, possuindo, sob este, o primitivo em lajes de granito, apresentando guarda metálica tubular, sustentados por pilares paralelepipédicos em betão.


Foto de 
Leonel Vicente Dias de São Martinho do Porto foto com data de 1983

Fonte informação:monumentos.pt

P.S. Bem haja ao Sr. Leonel Dias pela gentileza que teve em nos enviar fotografia do pontão ainda somente com lages de granito

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ainda sobre o S.Marcos 2011 e Mordomos 2012

Mais um ano que o S.Marcos foi um sucesso, os Mordomos nomeados para este ano estiveram à altura dos acontecimentos e proporcionaram uma grande festa aos da Terra e a todos os que nos visitaram nestes dias, é bonito ver o recinto cheio de gente a divertir-se e a confraternizar, é bonito ver gente que raramente vem à Terra   encantada com tudo o que se passa nestes dias, é bonito ver gente do concelho rumar todos os dias de festa à nossa Terra, é bonito de ver a festa a inovar e crescer de ano para ano. 

É bonito ver os festejos em honra de S. Marcos, que assim continue por muitos anos.

Ficam mais umas fotografias, as primeiras duas da autoria de Jorge Adão as restantes do conjunto Renovação3





Fica ainda a lista dos Mordomos para realização dos festejos de S. Marcos 2012


Juiz – João Ramos leitão
Tesoureiro – Luís Filipe Aleixo Marques
Secretário – Serafim Martins Marques

Mordomos

Agostinho Sousa Dias
Joaquim Guedelha
Maria de Fátima Paulos Marques
Maria Manuela Dias
Maria de Lurdes Silvestre Guedelha
Paula Cristina Pombo
Paulo Jorge Pires Curto
Maria Cândida Silva Proença
André Silva Proença
Nuno Dias
João Miguel Pires Silva
António Jacinto Vaqueirinho
Paulo Jorge Marques Guedelha 

domingo, 8 de maio de 2011

O Show do Chico

Um agradecimento especial ao Chico, pois além de nos ter animado bastante, foi um mordomo exemplar. Deslocou-se de França de proposito para a nossa festa.

sábado, 7 de maio de 2011

As alvissaras

Todos os anos no sábado Aleluia um grupo costuma sair pelas ruas da Aldeia a cantar as alvissaras, obrigado a todos por nos terem premiado com a vossa presença na festa.

A festa á noite






S.Marcos 2011 uma festa em grande

Foi com muito orgulho que este ano fiz parte dos mordomos da festa de S. Marcos. Foi um fim de semana fantástico, com muito trabalho, mas valeu a pena, sem trabalho nada se faz. Posso dizer que os mordomos de 2011 formaram uma excelente equipa  e cumpriram com os seus objectivos. Mais que as palavras as imagens falam por si.